1.
Qual a diferença na formação de um Técnico em Internet e um
Técnico em Informática?
O Técnico em Informática tem como competências, após a conclusão do curso, a automação de processos industriais ou comerciais através do desenvolvimento de programas para ambientes corporativos, seja standalone(isolado), em rede local de computadores ou internet, usando como ferramentas o algoritmo (a lógica de programação), as linguagens de programação diversas, a modelagem de sistema e banco de dados. Além disto é capaz também de fazer especificações de equipamentos, dar manutenção em computadores, projetar, instalar e administrar redes locais de computadores.
Já o Técnico em Internet será, após a conclusão do curso, o profissional capaz de desenvolver qualidades visuais gráficas e habilidades técnicas para organizar informações num espaço virtual. Neste contexto utiliza ferramentas voltadas para a edição de layout gráficos, desenho e fotografia digital, animações, além de linguagens voltadas para o desenvolvimento de páginas para a Internet.
2. Um técnico em Informática ocupa a mesma vaga no mercado de
trabalho que um técnico em Internet?
Não, da mesma forma que um técnico em Internet também não ocupa a mesma vaga no mercado de trabalho que um técnico em informática. Isto é em função da formação ser diferente, conforme foi esclarecido na dúvida anterior. O Técnico em Internet não tem formação para escrever um programa de computador voltado para o ambiente corporativo comercial ou industrial. Da mesma forma o Técnico em Informática não tem formação para a criação artística e nas ferramentas gráficas para elaborar um projeto de design para o mercado editorial-gráfico ou para a Internet.
3. Há disciplinas voltadas para a programação de computadores no curso de Internet?
O curso de Internet trabalha com ferramentas de informática e precisará, em alguns momentos, usar recursos de programação. Um técnico em Internet precisa saber programar em algumas ferramentas voltadas para a construção de páginas da Web e para a criação de animações. Obviamente estes recursos de programação são “leves” quando comparados à exigência de um curso técnico em Informática.
4. Qual a diferença entre um Técnico em Informática e um Técnico em informática?
O Técnico
em informática é um técnico em projetos. É o profissional que usa os conhecimentos de desenho, software e comunicação para desenvolver um projeto que tenha um propósito industrial ou comercial, como o novo formato de um produto. Já o Técnico em Internet usa os conhecimentos de design para desenvolver site para Web ou para o mercado editorial-gráfico.
5
. É possível que um técnico em Internet desenvolva suas atividades de trabalho de forma autônoma ou usando o conceito de home office?
Sim. A evolução da internet permite o desenvolvimento dos trabalhos e projetos de Internet em qualquer parte do mundo. Além do mais, uma das competências do técnico em Internet é o empreendedorismo